A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) disponibilizou o novo Sistema de Trânsito de Mercadorias (Sitram), a fim de aprimorar a experiência dos contribuintes, contadores e transportadores, por meio de uma plataforma com navegação simplificada e acesso mais rápido e eficaz à informação.
Conforme a coordenadora de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cofit), Susely Martins, o novo Sitram visa “modernizar, otimizar e simplificar os processos para os contribuintes, por meio de uma interface mais intuitiva, reduzindo erros na geração de documentos de arrecadação e trazendo transparência para a Fiscalização de Mercadorias em Trânsito e liberação mais rápida das mercadorias nos postos fiscais que aguardam o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços devido”.
Navegabilidade e usabilidadePara melhorar a navegabilidade e a usabilidade, além de telas mais intuitivas e objetivas, que facilitam a localização das informações e a execução de tarefas, é disponibilizada barra de progresso, na qual o usuário pode acompanhar mais facilmente o andamento das solicitações e processos, podendo dispor de barra de rolamento otimizada, que confere mais rapidez e fluidez à navegação por grandes volumes de dados.
Das funcionalidades– Calculadora Difal: ferramenta para cálculo do diferencial de alíquota de ICMS (Difal). Com a chave de acesso da nota fiscal eletrônica (NF-e), é possível calcular o valor do Difal da operação e emitir o respectivo documento de arrecadação estadual (DAE).
– Memória de cálculo: o acesso a esse recurso ficou mais direto, uma vez que passou a ser um submenu de “Consultas”. Por meio dele, o contribuinte consegue visualizar mais facilmente o detalhamento dos cálculos de tributos, facilitando a conferência dos valores.
– Baixa de pagamento: é possível registrar manualmente o pagamento de débitos, o que agiliza a liberação do transporte de mercadorias para contribuintes que já quitaram suas pendências. Se os dados estiverem preenchidos corretamente, a opção estará disponível para a baixa do DAE ou Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE).
– Aprimoramento do filtro de consulta: a seleção de dados ficou mais precisa e eficiente.
– Flexibilização da consulta por nota fiscal: agora é possível filtrar as notas fiscais selecionando tanto usuários com credenciamento (Transportadoras – Cred-T e Contribuintes – Cred-C) como sem, ampliando as possibilidades de busca.
Para melhor entender como acessar cada funcionalidade, clique aqui.
Como acessar o novo SistemaPara acessar o novo Sitram, entre no portal de serviços da Sefaz, clicando aqui, depois em “Sistemas” e, por fim, no menu “Sitram”. Com o objetivo de simplificar a transição para o novo sistema, o antigo ainda segue disponível.
Fonte: SEFAZ/CE (Retirado do Meu Site Contábil)
Compartilhar
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Olá!
Escolha alguém do nosso time para conversar.
INFORMAÇÃO Contabilidade
Assessoria
Abertura de Empresa
Legalização
Trocar de Contabilidade
Comercial